VIII Jornadas Temáticas - Uma Mão Cheia de Oportunidades

fotocapa

As “VIII Jornadas Temáticas - Uma Mão Cheia de Oportunidades”, decorreram no passado dia 9 de maio. O dia foi intenso em atividades, convívio e animação.

No sentido de promover dinâmicas no âmbito do processo de orientação escolar e profissional, convidámos alunos e ex-alunos do AGEVC para partilharem o testemunho com os seus colegas finalistas e que, em breve, ingressarão no ensino superior ou no mundo do trabalho.

Para o 9.º ano, promovemos o AGEVC Talks, com a presença de atuais alunos e foram desenvolvidas diversas atividades promovidas pelos departamentos curriculares.

Nesta escola encontramos uma “Mão Cheia de Oportunidades”!

No dia 9 de maio, o AGEVC abriu as suas portas à comunidade para apresentar as oportunidades que os jovens têm ao escolher o nosso Agrupamento para a frequência do ensino secundário.

Foi um dia fantástico!

Ao longo de todo o dia, realizámos diversas atividades direcionados para os alunos do 9.º e 12. º anos de escolaridade e contámos com a participação de diversas entidades parceiras.

 O dia começou com a partilha das nossas alunas, Diana Gonçalves, Lara Ferreira, Maria João e Carolina Rocha, que frequentam o ensino secundário e profissional, que deram o seu testemunho para os colegas do 9.º ano, apresentando-lhe um pouco do que foi a sua experiência no momento da tomada de decisão em relação ao curso e escola, aquando da escolha do seu percurso formativo. Foi um momento e uma conversa de grande partilha e orgulho destas nossas alunas que manifestaram, de forma muito positiva, o agrado em frequentarem o nosso Agrupamento.

De seguida, ouvimos ex-alunos do nosso Agrupamento que testemunharam, aos nossos finalistas, a sua adaptação à vida universitária e/ou rotinas profissionais. Agradecemos a participação das ex-alunas, Margarida Monteiro e Bruna Reis, que tão bem explicaram aos colegas o quanto pode ser “agridoce” a saída de casa dos pais e a saudade do AGEVC. Os outros dois testemunhos, também de ex-alunos do AGEVC, o Professor Carlos Guerra e o Professor Pinheiro, atuais docentes na ESV, trouxeram as maiores gargalhadas à sala; foi bom  ouvi-los e perceber que, nas suas vidas de estudantes, também viveram histórias bem animadas e que, de igual forma, lhes deixam imensas saudades.

Com o Dr. Gonçalo Ginestal, Diretor do Centro de Emprego Dão Lafões e a Dra. Claúdia Paiva, representante do GIP do Município de Vouzela que, mais uma vez, se disponibilizaram para a realização da sessão “Vou trabalhar!  Mas ... Por onde Começar?”, foram abordadas, junto dos nossos alunos do ensino profissional, as medidas ativas de emprego e a postura e atitude numa entrevista de emprego fazendo, até, simulações de entrevistas de trabalho no decorrer da sessão.

Contámos, também, com as equipas do Instituto Politécnico de Viseu e do Município de Vouzela, na pessoa da Dra. Sofia Martinho, que partilharam com os nossos alunos os apoios sociais que ambas as instituições possuem para discentes que pretendam ingressar no ensino superior no próximo ano letivo.

O IPV proporcionou, ainda, uma sessão dirigida aos formandos finalistas do ensino profissional e encarregados de educação de alunos dos 9.º e 12.º anos de escolaridade, “Prosseguimento de Estudos-Rede Peper”, com o objetivo de esclarecer qualquer dúvida existente relativamente ao acesso ao ensino superior por esta via.

Em simultâneo a todas estas atividades, com a colaboração dos Departamentos Curriculares, os nossos alunos viveram experiências mega inovadoras e dignas de grandes cientistas no laboratório de física, onde construíram e lançaram foguetões, descobrindo que a física também pode ser divertida. De igual forma, nos laboratórios de informática, familiarizaram-se com equipamentos informáticos e manobraram ferramentas que os levaram ao contacto com a era digital que se vive na atualidade, com a ajuda dos professores de informática e dos alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, empenhados em mostrar aos seus colegas como a informática é um mundo aliciante na atualidade. Para além disso, também foi possível viver e conhecer o mundo das letras, das línguas e da matemática, experienciar atividades desportivas como tiro com arco e até ouvir o que faz um técnico de desporto, bem como serem esclarecidos acerca das disciplinas constantes do currículo para que deseja ingressar nesta oferta formativa no 10.º ano de escolaridade.

Foi um dia rico em atividades, interação e, acima de tudo, um dia FELIZ!

Nesta escola encontramos, sem dúvida, uma “Mão Cheia de Oportunidades”!

 

Ana Isabel Figueiredo

(Coordenadora dos CPOOE)

Fátima Figueiral

(Psicóloga do SPO)