Dia das Línguas 2024

fotocapa

As línguas que nos habitam, nos constroem e nos definem.

No passado dia nove de maio, para além de se assinalar o Dia da Europa, o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia comemorou, pela segunda vez, o Dia das Línguas. Este evento envolveu as diferentes Áreas Disciplinares do Departamento - Português, Inglês, Francês e Espanhol - com a realização de atividades no decurso das aulas e nos espaços exteriores, permitindo uma participação contextualizada e ativa de todos. Este ano a comemoração sustentou como objetivos principais a promoção da inclusão, da tolerância e da solidariedade; o conhecimento das várias nacionalidades dos alunos do Agrupamento; a ampliação de saberes no domínio da multiculturalidade; a promoção do diálogo intercultural e a vivência sensorial da diversidade de culturas, numa verdadeira comunidade educativa multicultural.

Nos diferentes espaços das escolas, foram afixadas “Palavras Mágicas”, com a criação do respetivo código QR, para a obtenção rápida da resposta. Sem dúvida que se revelou gratificante observar os alunos a apontar os telemóveis para os símbolos, objetivando saciar as suas curiosidades, conducente a belos sorrisos. Ao longo dos dias que antecederam o momento descrito, expuseram-se receitas e hábitos gastronómicos dos diferentes países, quer na cantina, quer no bar das escolas. Os intervalos deste dia foram preenchidos com momentos de dança, protagonizados pelos alunos e cantares tradicionais. E como a música deverá ser uma constante para sossegar os corações humanos, não faltou a audição de temas musicais, das várias culturas presentes nas escolas.

Nesta sequência da multiculturalidade, destacou-se o mural “Eu sou o mundo”, onde os alunos puderam escrever as suas reflexões/pensamentos relativos ao seu papel nas “raízes” que os envolvem, tendo sido preenchido ao longo do dia. A completar esta envolvência da representação dos vários países que “moram” no agrupamento, realizaram-se “cartões de cidadão”, com informações sobre cada um deles, que foram afixados em espaços de exposições das escolas.

Conscientes de que a cultura gastronómica está sempre presente em qualquer comemoração, o Departamento respeitou as iguarias dos diferentes países, criando uma ementa que fizesse jus ao dia comemorado. Neste sentido, nas cantinas, os alunos puderam começar por saborear um Gazpacho andaluz (sopa fria), continuaram com a conhecida Carne de porco à alentejana e finalizaram com a hipótese de degustarem a saborosa Mousse au chocolat francesa ou a Apple pie inglesa.

Neste contexto de experiências gastronómicas, nas salas de professores das duas escolas, as iguarias de cada país também se fizeram sentir, resultado da disponibilidade dos docentes do Departamento, que ofereceram um lanche a todos os colegas e funcionários, acompanhado de um café ou um chá, oferecido pelo Agrupamento.

No final do dia, na escola sede, decorreu um momento multicultural com a comunidade educativa, uma vez que os Encarregados de Educação dos alunos provenientes de países estrangeiros foram convidados a participar numa tertúlia, com vista à a partilha de experiências e de sentires e a leitura de textos nas suas línguas maternas. A encetar este momento, os presentes assistiram à dramatização de uma adaptação da novela juvenil de Ana Saldanha, “Uma Questão de Cor”, por alguns alunos do 7.ºC, encenada pela docente Rosa de Fátima Pereira, seguida de uma atuação do aluno Francisco Santos, que nos fez sentir, mais uma vez, a música, com a sua encantadora voz. O momento terminou com mais partilhas de experiências “pelo mundo”, envoltas em doces e chá.

O Departamento de Línguas regista uma agradecimento especial a todos aqueles que permitiram a realização desta atividade.

 

 Graça Rocha

(Coordenadora do Departamento de Línguas)