Visita de Estudo a Belmonte

fotocapa

No dia 9 de fevereiro de 2024, as turmas do 8.ºano do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia realizaram uma visita de estudo a Belmonte, no âmbito das disciplinas de Geografia, História, Cidadania e Desenvolvimento e EMRC.

Os alunos começaram este “grande” dia com uma visita à Sinagoga de Belmonte, onde conseguiram observar parte da cultura judaica. O teto desta sinagoga estava coberto por estrelas, o que também está incluído na bandeira de Israel, a estrela de David. Este mesmo estabelecimento continha escrituras e símbolos em hebraico nas paredes. A cultura judaica tem algumas diferenças relativamente ao cristianismo. A contagem do ano é diferente, nas sinagogas existe separação entre os homens e as mulheres e é obrigatório cobrirem as suas cabeças. Os alunos também visitaram um museu sobre o Judaísmo.

O dia continuou com uma visita a um grande castelo, onde supostamente habitou Pedro Álvares Cabral, um navegador português que descobriu o Brasil em 1500. À tarde, foram visitados outros museus, a maior parte eram interativos, sobre a temática dos descobrimentos. Visitaram o museu do azeite e perceberam como este era feito nos tempos antigos e as máquinas utilizadas, e, por fim, visitaram o Museu do Zêzere.

Infelizmente, a visita não correu como esperado devido às más condições atmosféricas e aos horários apertados, mas não dexou de ser divertida e de contribuir para o melhor conhecimento acerca dos temas e lugares visitados.

Ricardo Ferreira, 8.ºB