No dia 22 de fevereiro, os alunos da turma C, do 11.º ano, Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, no âmbito do estudo de Os Maias de Eça de Queirós realizaram a já tradicional "Visita de Estudo a Sintra" tendo percorrido os mesmos lugares por onde a personagem Carlos da Maia procurou Maria Eduarda.
Da parte da manhã, no Centro Cultural Olga Cadaval, visionaram o espetáculo de teatro "Os Maias", levado a cabo pela ÉTER Produção Cultural, que condensa os principais momentos, conflitos e personagens da obra de Eça de Queirós, traduzida para a linguagem dramática, num espetáculo que harmoniza os atores em palco, o filme e a música.
Depois do almoço, os alunos, acompanhados pela professora de Português, Paula Lopes, e pela professora de Arquitetura de Computadores, Ângela Dias, efetuaram o roteiro queirosiano, em Sintra, orientados pelo respetivo guia. O Maestro Cruges, personagem da obra, por seu turno, desperta-nos o interesse pela Sintra das queijadas, da manteiga fresca e dos passeios clássicos à Pena, à Fonte dos Amores, à Várzea de Colares.
Este roteiro possibilitou aprofundar os conhecimentos sobre a vida do autor de Os Maias, Eça de Queirós, bem como fazer uma ligação entre esta obra e os espaços visitados: Palácio Valenças, Palácio Nacional de Sintra, Hotel Nunes, Hotel Victor, Lawrence’s Hotel, Cascata dos Pisões e Palácio de Seteais, lugares referidos no capítulo VIII do romance, sem esquecer as paisagens envolventes que tanto deslumbram… e é claro que não faltaram os travesseiros nem as queijadas de Sintra!
Os alunos foram exemplares no seu comportamento e usufruíram de um dia de aprendizagem, fortalecendo ainda as relações interpessoais com os colegas e os professores.
Os objetivos da Visita de Estudo foram, deste modo, atingidos, criando-se uma ligação teórico-prática dos conteúdos previstos no currículo da disciplina de Português.
11.º C e Prof.ª Paula Lopes