O CINANIMA Voltou!

fotocapa

Integrante do Plano Nacional de Cinema, pela terceira vez consecutiva, o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia participou nas atividades do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – CINANIMA, o mais antigo Festival de cinema Nacional e o terceiro mais antigo do mundo.

Com o objetivo de divulgar o cinema de animação ao público escolar, o ‘CINANIMA vai às Escolas’ oferece programas de curtas-metragens, adequados a cada nível de ensino. Este ano letivo, cerca de 240 alunos de 16 turmas dos 2.º e 3.º ciclos assistiram às curta-metragens.

Após o visionamento dos filmes, foi proposta, em cada turma da disciplina de Educação Visual, uma análise crítica sobre o tema e sobre as características gráficas e técnicas utilizadas nas animações. Verificamos que, a cada ano, devido à diversidade de experiências visuais, os nossos alunos têm vindo a demonstrar mais interesse pelo cinema de autor e alternativo. Os alunos debateram temas relacionados sobretudo com a sustentabilidade e o impacto do ser humano na Terra, demonstrando sentido crítico, tanto pelos comentários contextualizados, como pelas mais variadas interpretações dos enredos e desfechos das narrativas. Ao confrontarem-se com outros pontos de vista e compreenderem que a realidade pode ser interpretada de diversas formas, podem desenvolver uma consciência mais alargada, para melhor compreensão do mundo ao nosso redor.

Ao longo das sessões, foram realizadas algumas oficinas práticas, tendo algumas turmas realizado flipbooks e uma turma do segundo ciclo construído estrelas tridimensionais, inspiradas na história de um dos filmes, como mote para uma conversa sobre a importância de nos sentirmos bem connosco, mesmo quando estamos sozinhos. O cinema a estimular a criatividade e a imaginação para o nosso bem-estar. Obrigada, CINANIMA! Para 2025 contamos com mais incríveis curtas-metragens!

Prof. Margareth Lacerda